Mestre
Disciplina de Desenho técnico - Profª Luciana Pereira
1
MAPA DE RISCOS – O QUE É?
É uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores (acidentes e doenças de trabalho)
Representados sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial
2
MAPA DE RISCOS – ORIGEM DO PROBLEMA
Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho: Materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho Forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de Trabalho) Método de trabalho Postura de trabalho Jornada de trabalho Turnos de trabalho Treinamentos, etc.
3
MAPA DE RISCOS – PARA QUE SERVE?
• Serve para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa. • Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa.
• Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
4
MAPA DE RISCOS – COMO ELABORAR
Existe uma padronização para a criação destes mapas, que deve ser feita a partir da planta baixa do local e respeitar as simbologias de cores, formas e tamanhos. Quanto maior o tamanho do círculo, maior o risco, e cada cor representa um tipo de risco (químico, físico, biológico, ergonômico ou de acidente).
Disciplina de Desenho técnico - Profª Luciana Pereira
5
MAPA DE RISCOS - ELABORAÇÃO
Consiste das etapas a seguir: • Conhecer o processo de trabalho no local analisado; • Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da Tabela I; • Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Medidas de proteção coletiva; medidas de organização do trabalho; medidas de proteção individual; medidas de