Biossegurança
Definição:
Segundo Hirata, M. e Mancini Filho, biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente (...) riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Aplicações:
A sua aplicação compreende instituições de ensino e saúde, como clínicas, laboratórios, hospitais; estabelecimentos alimentícios; instituições que manipulam animais; empresas onde as pessoas sofrem riscos, como por exemplo, postos de gasolina, construção civil, transporte urbano, fábricas e indústrias, comércio de alimentos, clínicas de estéticas, limpeza urbana, etc.
As formas e cores dos símbolos são definidas em função dos seus objetivos específicos. As cores podem indicar:
- prevenção de acidentes;
- identificação de equipamentos de segurança;
- delimitar áreas;
- identificação de tubulação de líquidos e gases;
- identificar e advertir a cerca dos riscos existentes.
A cor vermelha é aplicada em aparelhos de proteção e combate a incêndio - não deve ser usada para indicar perigo devido à pouca visibilidade.
A cor amarela é aplicada em tubulações de gases liquefeitos como indicação de cuidado - parte baixa de escadas, corrimões, espelhos de degraus, etc.
A cor branca aplicada em zonas de segurança - passarelas e corredores de circulação, localização de bebedouros e coletores de resíduos, área em torno de equipamentos de socorro e emergência.
A cor preta aplicada para indicar combustíveis inflamáveis de alta viscosidade, como óleo combustível e alcatrão.
Cores - Finalidades:
Simbologia de Risco da National Fire protection Association (NFPA) - EUA
Também conhecida como Diagrama de Hommel. Nesta simbologia, cada um dos losangos expressa um tipo de risco, aos