Filo Equinordermata
255 palavras
2 páginas
• Presença de um complexosistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema ambulacrário que relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. •
Os
equinodermos
alimentam-se
de
pequenos
Reprodução
Sexuada: Eles possuem sexos
separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria.
Subclasse Asteroidea:
Representada pelas estrelas-do-mar,
habitantes de costas marinhas, praias e rochas. Possuem, geralmente, cinco braços, sendo que estes não partem de um disco central. São carnívoras e necrófagas.
Subclasse Ophiuroidea:
Representada pelas serpentes-do-mar: animais
noturnos que, durante o dia, se enterram no substrato ou se escondem sob pedras ou plantas.
São parecidos com as estrelas-do-mar, mas seus braços são mais longos, esguios e articulados, e partem do disco central. São raspadores e necrófagos. CLASSE HOLOTHUROIDEA
Representada pelos pepinos-do-mar,
indivíduos de corpo alongado e mole, em razão da ausência de carapaça vivem, geralmente, enterrados.
CLASSE ECHINOIDEA
Animais de corpo arredondado, sem braços, com
espinhos móveis e delgados: bolacha-de-praia e ouriço-do-mar. Os primeiros se alimentam de partículas orgânicas; os ouriços, de plantas marinhas e partículas orgânicas, e vivem em fendas de rochas circundadas pela água do mar.
Possuem menor capacidade de regeneração.
CLASSE CRINOIDEA
Representada pelos lírios-do-mar, animais de
braços ramificados e bastante brilhantes.
Vivem em locais mais profundos, inclusive na região abissal, fixados por pedúnculo ao solo ou a recifes. Alimentam-se de plâncton microscópico e detritos.