Seminário
SEMINÁRIO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
GESTOR EM PROCESSOS DA QUALIDADE
SIMBOLOGIA
Junior, Francisco de Assis Fernandes RGM: 211398
Oliveira, Andressa RGM: 180890
Rodrigues, Flávio Arroyo RGM: 211838
Sousa, Ailton Rodrigues RGM: 46044
Sousa, Tiago Nunes de RGM: 201866
PROFESSOR MAX RIBEIRO
SÃO BERNARDO DO CAMPO – 2011
Introdução
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer os símbolos, sua identificação e utilização. Desde os primórdios, nossos ancestrais se utilizavam de símbolos para a comunicação. Esses símbolos traduziam as as experiencias vividas. Hoje é utilizada para lembrarmos de algo ou identificar produtos.
Simbologia É a ciência que estuda a origem, interpretação e a arte de criar símbolos. Toda sociedade possui símbolos que expressam as crenças, mitos, fatos, situações ou idéias como uma das formas de representar a realidade. Segundo Cornelius Castoriadis e Gilbert Durand, é através da representação simbólica que nos apropriamos do mundo. Conforme a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a norma NBR 14699 tem como objetivo fixar as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, define como requisitos gerais e específicos a utilização das:
NBR 6409:1997 – tolerância geométrica.
NBR 8402: 2994 – desenho técnico – procedimento.
NBR 8403: 1984 – aplicação de linhas em desenhos.
NBR 10647: 1989 – desenho técnico – terminologia; para a criação dos simbolo. A seguir alguns exemplos de símbolos:
Os símbolos de risco são pictogramas representadas em forma quadrada, impressos em preto e fundo laranja, utilizados em rótulos ou informações de produtos químicos. Eles servem para lembrar do manuseio do produto, representando os sintomas com o contato com a substancia. Os símbolos estão de acordo com as normas da União Europeia,