silveira
Introdução 2
Biografia 3
Vida e Obra 4
Desenvolvimento Erro! Marcador não definido.
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho surge na disciplina de história, com o objectivo de eu ficar a conhecer um grande homem, que contribuiu para o desenvolvimento da economia portuguesa.
Neste trabalho vou fazer uma pequena abordagem ao 3º Conde da Ericeira, D. Luís de Meneses, e aos seus contributos para resolução da crise económica no antigo regime português na primeira metade de Sec. XVIII.
Biografia
Luís de Meneses, 3.° Conde de Ericeira, nasceu em Lisboa a 22 de Julho de 1632. Em 1 de Maio de 1666, casou com a sua sobrinha, D. Joana Josefa de Meneses, filha herdeira de seu irmão D. Fernando, 2.° Conde da Ericeira. Antes de se notabilizar como político, destacou-se como militar ao comandar a artilharia nas batalhas do Ameixial e Montes Claros.
Em 26 de Maio de 1690 suicidou-se atirando-se da janela no palácio de Lisboa.
Vida e Obra
Com 8 anos de idade, D. Luís de Meneses entrou para o serviço do príncipe D. Teodósio, filho de D. João IV, de quem mereceu distintas honras.
Resolvera acompanhar em 1650 o vice-rei da Índia, D. João da Silva Telo e Menezes, conde de Aveiras, que ia partir para o Oriente, mas o conde de Soure, D. João da Costa, governador das armas do Alentejo, o convenceu que mudasse de ideia, e fosse militar na fronteira portuguesa.
D. Luís de Menezes fez então toda a campanha da Restauração, desde 1650, distinguindo-se nas mais célebres batalhas, como foram a de S. Miguel.
Anos mais tarde, tendo sido nomeado deputado da Junta dos Três Estados, foi em 1675 nomeado vedor da Fazenda.
O seu governo assinalou-se por algumas reformas úteis, e a ele se pode dizer que deve a indústria portuguesa o primeiro impulso que recebeu. Introduziu o comércio das manufacturas, e a reformação da moeda, de cujos juízos se seguiram importantes vantagens para o país. Também cuidou com muito zelo da nossa