Signo linguistico
Quando você diz ou escreve "queijo" vc tem um significante (a forma), a palavra falada ou escrita. O objeto ou a realidade, aquele negócio branco gostoso proveniente do leite coagulado é o significado (a idéia, o conteúdo). Assim da mesma forma posso falar "queso" em espanhol, ou "cheese" em inglês, o significante muda conforme a língua pois é a forma, mas não o significado.
fala
A Fala é a materialização da Língua na variante fónica, sendo realizada através de um processo de articulação de sons. Traduz-se no meio de comunicação mais comum e eficaz por constituir a forma que exige menos esforço e ser mais facilmente compreendida pelas pessoas. Contudo existe um número significativo de população que apresenta dificuldades em comunicar através da fala .
Fala é a capacidade ou o uso dessa capacidade de emitir sons em algum padrão (uma língua). Para falar ou cantar, movimentamos cerca de uma duzia de músculos da laringe, aproximadamente de diversas maneiras as cordas vocais. O ar que sai dos pulmões pecorre os brônquios e a traqueia, chegando até a laringe, os músculos da geote se contraem, regulando a pasagem do ar. Os movimentos da geote fazem as cordas vocais vibrarem e produzir sons.
signo linguistico
O signo linguístico constitui-se basicamente do significante e do significado
Utilizamos dois elementos principais para que a comunicação se materialize de forma plena: a linguagem, que representa todo o sistema de sinais convencionais, sejam estes de natureza verbal ou não verbal, e a língua, a qual representa um sistema de signos convencionais (de natureza gramatical) usados pelos membros de uma determinada comunidade, no nosso caso, a Língua Portuguesa.
Partindo desse pressuposto, temos que o signo linguístico é concebido como um elemento representativo, constituindo-se de dois aspectos básicos: o significante e o significado, os quais formam um todo indissolúvel. De modo a compreendê-los melhor, basear-nos-emos na