Dicionário de enfermagem
Este trabalho resulta na importância do glossário para a formação acadêmica, pois proporciona uma consulta rápida e precisa, bem como, na melhoria da atuação profissional e da qualidade de vida no trabalho, na análise das condições de Segurança e Saúde, na tomada de decisão que possibilite prestar aos usuários uma assistência segura e eficaz.
1. INTRODUÇÃO
Este glossário, permitir uma consulta rápida dos significados das palavras, terminologias, siglas, utilizadas na área da enfermagem, bem como a minha biografia e expectativas em relação ao Curso Técnico em Enfermagem, a relação do profissional com o paciente que visa o cuidado com respeito, amor e dedicação é a proposta deste trabalho.
2. QUEM SOU EU?
Meus desejos e expectativas como aluna do Curso Técnico em Enfermagem.
Luciene Silva Soares Barros, Brasileira, Casada com José Ribamar, comerciário, estudante do Curso Técnico de Enfermagem no Colégio Universitário em São Luís. Completei o Ensino Médio na escola pública CEM “Nerval Lebre Santiago” no ano 1988 nesta capital. Fui mãe aos 20 anos de um menino, hoje no 7º ano do Ensino Fundamenta. Depois da maternidade o mais difícil foi “cortar o cordão umbilical”, pois passei dez anos de minha vida dividida ente filho, marido e casa.
Hoje aos 31 anos estou tentando me encaixar neste mundo tão competitivo, chamado mercado de trabalho, sinto-me como se estivesse adentrando numa floresta tão selvagem e eu a mais pequenina e indefesa dos animais, quase não sei andar, qual pé devo colocar em primeiro, é um sentimento de medo e insegurança que me acomete em alguns momentos. Encontrei forças na maternidade no desejo de melhoria na qualidade de vida da minha família e no meu crescimento pessoal e profissional.
As expectativas em relação ao curso são as melhores possíveis. É o desejo de realização e mudança que me impulsiona a persistir, poder galgar rumos mais altos, o curso me dará a oportunidade de me qualificar e me inserir no tão