Conflitos na ed infantil
Em nosso dia a dia, lidamos com várias situações que envolvem a formação social e pessoal de nossas crianças, como as de conflito.
É importante que a turma tenha uma lista de combinados, registrados sob a forma de cartaz (por exemplo), para que as regras de convivência da turma fiquem claras para todos e que possam ser consultadas sempre que necessário.
As pesquisas de mais de 20 anos de DeVries e Zan trazem valiosas sugestões para que possam refletir sobre nosso papel enquando mediadores das relações que acontecem na sala de aula.
O texto abaixo é uma adaptação que fiz do capítulo 5.
♥
O CONFLITO E SUA RESOLUÇÃO
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Os conflitos são inevitáveis em uma sala de aula ativa, onde ocorre a interação social. O conflito e sua resolução são essenciais na busca de uma convivência cidadã.
Se todos os adultos tivessem a capacidade para resolver conflitos interpessoais, teríamos a paz mundial.
Na teoria construtivista, o conflito é classificado por Piaget em duas formas: intra-individual (dentro do indivíduo) e interindividual (entre indivíduos).
O conflito intra-individual é uma fonte particular de progresso no desenvolemento cognitivo.
Ele afirmava que o conflito interindividual pode promover o desenvolvimento tanto moral quanto intelectual. Ele oferece um contexto no qual as crianças tornam-se conscientes de que os outros têm sentimentos, ideias e desejos.
Os estudos de Rheta DeVries e Betty Zan nos sugere atitudes gerais para lidar com os conflitos das crianças:
1. Seja calmo e controle suas reações: com a prática é possível que o professor parece calmo em estados de perturbação que as crianças atingem, algumas vezes. É importante transmitir tranquilidade às crianças. Dica: controle sua linguagem corporal, expressões faciais e o tom da voz. As crianças aprenderão a receber essa força tranquila como um apoio na condução das dificuldades.
2. Reconheça que o conflito