Analize do video as guerras mundiais pela água
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL– UAB
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: Marilise Reis
Aluna: Lisandra Lidia Batista da Silva
TRABALHO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1ª. Considerações em relação ao documentário:
O documentário é de um conteúdo notável e muito bem elaborado, tenta no seu inicio chamar a atenção do telespectador com uma história dramática.
Em seu contexto trás como enfoque o vilipendio do planeta, a busca incessante por lucros pelas megacorporações sem honra ou respeito aos povos, a corrupção política, que aceita qualquer desmando ou dano ao seu povo e um possível fim para a humanidade em guerras pela água.
Considerando que hoje já existem conflitos pela água, se imagina que em um futuro próximo ela mandará na política internacional, pois já é considerada como o ouro azul.
O problema é tão real que uma das maiores aberrações é o FMI e multinacionais criarem um Fórum Mundial da Água.
Trata-se por assim dizer de uma nova colonização por parte das megacorporações, buscando controlar a água dos países subdesenvolvidos.
Também mostra uma forma interessante de exportação de água, nos alimentos transportados para fora dos países em desenvolvimento na sua forma in natura, e para ela chegar ao estagio de desenvolvimento quantos litros de água vão com ela para outras paragens.
Um dos principais contrassensos são as soluções de tratamento da água poluída, quais são propostos pelas megacorporações, com certeza não pelo bem da sociedade, mas sim pelo lucro vil.
Nada aponta para uma solução em curto prazo e nem uma vontade política para mudar o rumo das ações. As mudanças climáticas são visíveis e se não for tomado uma atitude logo talvez não haja como frear a destruição da humanidade.
2ª. Sugestões de ações educativas, sociais e/ou políticas que sirvam para minimizar ou resolver o impacto.
A principio não há o que se falar em uma solução política, pois para que isso ocorra tem que existir primeiro