Conceitos no agronegócio
AGRONEGÓCIO 3 CADEIA PRODUTIVA 4 CADEIA DE VALOR 5 TRADING 6 COMMODITIES 7 SISTEMA AGROINDUSTRIAL 9
Agronegócio
O conceito de "agribusiness" foi proposto pela primeira vez em 1957, por Davis e Goldberg, como a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, processamentos e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.
Assim, de acordo com o conceito de agronegócio, a agricultura passa a ser abordada de maneira associada aos outros agentes responsáveis por todas as atividades, que garantem a produção, transformação, distribuição e consumo de alimentos, considerando assim, a agricultura como parte de uma extensa rede de agentes econômicos.
Com este conceito formalizado por tais autores, a visão sistêmica passa a ganhar importância, abrangendo todos os envolvidos, desde a pesquisa até o consumidor final, desde o que comumente se chama "antes da porteira" até "pós-porteira". Disponível em: http://www.portaldoagronegocio.com.br/texto.php?p=oquee. Acessado em 20/04/2013.
Cadeia Produtiva
Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_produtiva. Acessado em 20/04/2013.
CADEIA DE VALOR
Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985. Ao decompor uma organização nas suas atividades de relevância estratégica,