Agronegócio
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1. TEMPO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL 7
2. CONCEITOS 8
2.1. O Agronegócio como sinônimo de união, de sucesso e de geração de riqueza 8
2.2. O Agronegócio como expressão da modernidade e de um novo modelo de desenvolvimento que atende ao interesses e à necessidade de todos. 8
2.3. A ausência de alternativas históricas além do agronegócio 9
2.4. O princípio da valorização de si e a desqualificação do outro 9
2.5. O imperativo de uma maior institucionalidade e da construção de novos espaços de representação, mediação de interesses diretamente ligados ao agronegócio 10
2.6. Divergências e tensões que afloram 10
2.7. Dentro ou fora da porteira da fazenda 11
2.8. O elo mais fraco da cadeia 11
2.9. Sentimentos dos bastidores 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
APRESENTAÇÃO
A realização deste trabalho proporcionou aos integrantes do grupo, uma maior familiaridade com a disciplina de Gestão de Agronegócio.
O estudo do texto permitiu uma melhor compreensão da importância do agronegócio, trazendo a história do surgimento do termo, os conceitos chaves e a evolução do sistema.
Os temas abordados referem-se aos principais conceitos trazidos pelo texto, bem como suas dimensões e argumentos de sustentação.
INTRODUÇÃO
A agricultura, entendida como o conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária, desde a entrada de insumos à transformação e distribuição dos produtos obtidos, não englobava, nas últimas décadas, as atividades sociais, econômicas, industriais, mercadológicas e outras, também, necessárias à chegada destes produtos ao consumidor final.
As mudanças ocorridas no setor apresentaram a necessidade de um termo que abarcasse todo o complexo de atividades efetuadas depois da produção agropecuária.
O termo Agronegócio refere-se, portanto, às várias atividades relacionadas à produção, entrada de insumos, de produtos químicos, máquinas, bem como a distribuição, comercialização e