Conceito de Agronegócio
CONCEITO DE AGRONEGÓCIO
Trabalho Acadêmico entregue a disciplina de Contabilidade do agronegócio da Turma do 4º período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Pato Branco – FADEP
Professora: Ediluesa Brinkmam
PATO BRANCO - PR
NOVEMBRO/2013
O que é o Agronegócio?
O termo "agribusiness" surgiu na Universidade de Harvard, EUA, em 1957. Os pesquisadores John Davis e Ray Goldberg atribuíram ao "business" o sentido de "ocupação" e não de "negócio" propriamente dito. Para o português o termo foi traduzido de diversas formas, mas a palavra agronegócio acabou sendo uma das mais utilizadas.
Com a evolução, a agricultura passou a ser vista como um amplo e complexo sistema, que inclui tanto as atividades dentro da propriedade rural (dentro da “porteira agrícola”) como também, e principalmente, as atividades de distribuição de suprimentos agrícolas (insumos), de armazenamento, de processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Daí o surgimento do termo ‘Agronegócio’. Neste sentido tem-se que o agronegócio ultrapassa as fronteiras da “propriedade rural” (agrícola ou pecuária) para envolver todos que participam direta ou indiretamente no processo de abastecer de alimentos e fibras os consumidores.
“Para que possamos entender corretamente a agricultura devemos ter uma visão de sistema coordenado por estágios integrados entre produção (incluindo o fornecimento de insumos para agropecuária), distribuição e consumo. Isso quer dizer que, sob a ótica moderna, o entendimento da agricultura se dá por meio de uma “visão sistêmica” que, na realidade, constitui o agronegócio.” (Mendes, J.T.G.; Padilha Jr.; J.B. Agronegócio. Pearson Prentice Hall).
Logo, Agronegócio é toda a cadeia de operações de produção, de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição e ainda, os serviços