significados da pesquisa na pratica docente
Neste artigo, para um debate desse tema são levantadas questões como:quais os possíveis significados da pesquisa na prática docente?Qual a importancia desse tipo de pesquisa para a introdução de inovações no currículo escolar e para a formação docente?Quais as dificuldades e os desafios encontrados para a realização da investigação na escola pelos próprios profissionais que lá trabalham?
Mas,e aí?O que se entende de pesquisa na prática docente?
A palavra pesquisa tem vários significados,portanto vai depender de quem a utiliza e do contexto em que ela está sendo utilizada.
No Brasil, até início dos anos 80 a pesquisa na docencia e formação de professores investigava principalmente a prática docente e isso gerava de certa forma um distancia mento entre a escola e o pesquisador.Além de que as abordagens utilizadas para realizar a pesquisa, muitas vezes acabavam que por gerar uma imagem negativa da escola e dos professores,dificultando até mesmo os pesquisadores de conhecer e investigar os interesses dos profissionais das escolas.
Tendo em vista que pesquisar sobre a escola era algo que não contribuia para o conhecimento do cotidiano escolar,esse tipo de pesquisa tornou-se insuficiente.Sendo assim,surge a necessidade de um novo modelo de pesquisa na qual o professor e a prática docente deixa de ser objeto de estudo e passa a ser sujeito participativo do processo de investigação levando a prática docente a ser compreendida como espaço e tempo de formação e investigação coletiva.
Junto a essas novas abordagens metodológicas da pesquisa,a tentativa de explicar a prática docente é abandonada se preocupando então,apenas com o significados que ela nos trazem.
O desenvolvimento da pesquisa na prática docente trata-se de uma investigação do cotidiano escolar e pode ser compreendida como discussão acerca do currículo,da prática e da problemática social da escola.
Esse tipo de pesquisa