Significado dos sensos 5 s
Seiri para Ribeiro (1997), pode significar organização, utilização, seleção, classificação ou descarte.
Já para outro autor, o senso de utilização significa “utilizar os recursos disponíveis, com bom senso e equilíbrio, evitando ociosidade e carências” e ainda “manter, no ambiente considerado, somente os recursos necessários” (SILVA, 1996).
O método 5S como base para a melhoria contínua 17 Segundo Lapa et al.
(2003), ter senso de utilização é separar objetos e atitudes, identificando o que é necessário e desnecessário emcada ambiente de trabalho, a partir de mesas, armários, arquivos e rotinas estabelecidas, isto é, manter apenas o que for útil para o desempenho das atividades. Ainda em um sentido mais amplo é conservar consigo apenas os sentimentos positivos e valiosos, fortalecendo estes cada vez mais no dia-a-dia.
Seiton(senso de ordenação)
Seiton, ou seja, senso de ordenação pode haver outras traduções como arrumação ou sistematização, segundo Ribeiro (1997), e ainda é a fase em que todos os itens necessários serão organizados e arrumados de acordo com a freqüência em que são utilizados.
Já popularmente significa “um lugar para cada coisa cada coisa em seu lugar”, (OLIVEIRA, 1997). De acordo com a mesma fonte, o senso de ordenação é organizar os objetos de forma correta, para que possa facilitar o uso, o manuseio, a procura e guarda de determinado item.
Segundo Silva (1996), no Japão, normalmente refere-se ao seiri/seiton como um termo único, pois os dois sensos são próximos e não há uma separação clara entre eles. Não existe uma diferença, uma vez que a ordenação facilita e segue a utilização, no qual classifica os itens necessários e os desnecessários.
Em uma abordagem mais profunda, de Lapa et al.(2003), ter senso de ordenação é separar de uma forma adequada o tempo destinado ao lazer, aos amigos, a família e ao trabalho. Além disso, é ter coerência e tranqüilidade nas decisões e principalmente,