Gestão 5s
A busca da qualidade de vida com os novos 5’S
A sustentação da motivação tem sido e continua a ser uma das questões capitais na gestão de recursos humanos na empresa. O especialista que descobrir a fórmula geral da motivação terá encontrado a pedra de toque da Administração.
Nos programas de qualidade e produtividade, na implantação de novos procedimentos operacionais e de manufatura, nas mudanças estruturais e nos projetos de reengenharia, a permanência da motivação é sempre buscada, mas nem sempre conseguida.
A continuidade da motivação depende da criação de um conjunto de condições ambientais propícias para que cada um tenha vontade própria de fazer, isto é, há necessidade de um movimento espontâneo, de dentro para fora do indivíduo, para continuar a atuar com a mesma intensidade e com o mesmo esforço e empenho.
Os comportamentos dos trabalhadores japoneses, brasileiros e de outros países, são evidentemente diversos em relação à motivação e ocorrem em contextos distintos, com ambientes e condições sociais, culturais e econômicas diversificadas.
Condições ambientais favoráveis ao processo de motivação parecem pré-existir no ambiente empresarial japonês, possivelmente devido aos antecedentes históricos e culturais.
Aliás, foi a própria Técnica dos 5S que ajudou a criar essas condições ambientais favoráveis nas empresas japonesas após a guerra, e com essa técnica houve melhor possibilidade de gerar clima motivacional positivo na empresa.
Histórico dos 5S
No Japão pós-guerra faltava tudo: alimentos, roupas, moradia, trabalhadores, máquinas, equipamentos, materiais, dinheiro e métodos de gestão. Não podia haver nenhum tipo de desperdício. Uma foto da época mostra uma