5S NA GESTÃO DA ROTINA
O 5s é um programa que faz parte da visão do Gerenciamento da Rotina.
Segundo Czapski (1999), o 5S é um programa que foi iniciado no Japão no anos 60 e que foi difundido para o mundo nos períodos de maior valorização dos modelos de gestão japoneses, durante a década de 70.
Cada palavra dos 5S tem origem japonesa:
1. SEIRI = Organização
2. SELTON = Arrumação
3. SELSO = Limpeza
4. SEIKETSU = Padronização
5. SHITSUKE = Disciplina
Conforme Marques (2009), O 5S é um método ou técnica utilizada em Programas de Gestão da Qualidade, que utiliza como preceito básico a utilização de cinco passos simples para a boa conduta da implantação do método de qualidade. Abaixo temos alguns dos objetivos específicos do 5S:
- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
- Melhorar o ambiente de trabalho e de atendimento;
- Instruir para a simplicidade de atos e ações;
- Maximizar a utilização dos recursos disponíveis;
- Reduzir gastos e desperdícios;
- Otimizar o layout;
- Prevenir acidentes;
- Aumentar a autoestima dos colaboradores;
- Melhorar as relações
- Incentivar a cultura da limpeza, criatividade e organização;
- Desenvolver o trabalho em equipe e a disciplina.
Ainda segundo Czapski (1999) o 5S não pode ser considerado como um programa que garante a qualidade à empresa, é apenas uma ferramenta que está associada à cultura de qualidade, que vem para auxiliar a criação de condições necessárias à implantação de projetos de qualidade, como é o caso da gestão da rotina. Assim como tudo o que o 5S possibilita a organização praticar é importante, o que mostra-se de grande necessidade em um ambiente de oficina de montagem é a organização do espaço, bem como o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e a limpeza. Conforme Marques (2009), o significado de aproveitamento e organização do espaço físico está ligado a um meio de economizar e contribuir para com o próximo, se o ambiente está organizado, com certeza sobrará espaço e