exercicio nos idosos
Ensino Clínico Cuidados de Saúde Primários/Diferenciados – Centro de Saúde de Tábua –
Nome: Cátia Alice Pereira Fernandes
Número: 2501025
Ficha de Leitura N.º 3
Tema: Exercício para idosos
Data: 07 de Nov. de 2008
A elaboração desta ficha de leitura surge no sentido de aumentar os meus conhecimentos acerca do exercício físico na terceira idade. Irei abordar os benefícios do exercício físico, como começar um programa de exercícios físicos e como fazer exercício físico sem correr risco.
RESUMO
Actualmente assistimos a um maior sedentarismo. São grandes os números de idosos debilitados, incapacitados, ou que sofrem de doenças crónicas e de problemas mentais relacionados com o envelhecimento. Muitos destes problemas poderão ser evitados ou minorados recorrendo ao exercício físico regular de forma a aumentar a força e a resistência muscular, a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio.
Benefícios do Exercício Físico
Independentemente do tipo de exercício, da intensidade e/ou da duração, a actividade física vai interferir em diversos parâmetros fisiológicos:
A nível cardíaco: o coração torna-se maior e mais forte; os vasos sanguíneos tornam-se mais eficientes no seu diâmetro (contraindo-se ou dilatando-se para enviar o sangue para onde ele é mais necessário); baixa a pressão arterial e previne a hipertensão; melhora o perfil lipídico; previne a doença coronária e arritmias.
A nível respiratório: maior eficiência no transporte e utilização de oxigénio; melhoria da função pulmonar.
A nível metabólico: diminuição de peso; promove a manutenção/aumento da massa muscular; modera o apetite; aumenta o metabolismo em repouso após a actividade.
Outros: Previne a osteoporose; Aumenta a resistência óssea; Aumenta a resistência de tendões e ligamentos; Aumenta a força, o tónus muscular; Menor incidência de infecções e neoplasias; Melhora a autoconfiança e, auto-estima, a saúde mental, as capacidades