Gestão de Qualidade - 5S
A IMPLEMENTAÇÃO DOS 5S
CONCEITOS E TÉCNICAS
EPR415 – ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – SETEMBRO 2014
PROF. LUIZ GONZAGA MARIANO DE SOUZA
CONCEITOS 5S
ENTENDENDO SUA ORIGEM E SIGNIFICADO
BREVE HISTÓRICO
As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra
Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu. O QUE É 5S?
O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.
Senso: “Capacidade de apreciar, julgar e entender.”
OBJETIVOS
●
Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos;
●
Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; ●
Melhoria da qualidade de produtos e serviços;
●
Menos acidentes do trabalho;
●
Maior satisfação das pessoas com o trabalho;
●
Redução de custos desnecessários.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Ter Senso de Utilização é identificar materiais, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício da atividade. “Separar o que é necessário do que não é”
SENSO DE ORDENAÇÃO
Ter Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar ou dispor materiais, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. “Cada coisa no seu devido lugar” SENSO DE LIMPEZA
Ter Senso de