Gestão da qualidade - 5s
5S
ALUNO: GUSTAVO RIBEIRO ROCHA NASCIMENTO
PROFESSOR: FABIANO LOPES
RESUMO
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
SUMÁRIO
RESUMO ...................................................................... ......................... PÁG. 2
INTRODUÇÃO ..................................................... ................................. PÁG. 4
DESENVOLVIMENTO ............................................ .............................. PÁG. 5
CONCLUSÃO .......................................................... ............................. PÁG. 8
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................... PÁG. 9
INTRODUÇÃO
O final do milênio apresentou inúmeras mudanças no contexto empresarial. Com a tão falada e comentada globalização, as empresas obrigaram-se a buscar incessantemente a modernização. Quebrou-se o paradigma, de que os parques industriais deveriam ser grandes e imponentes, ou seja, as corporações tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, como parte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade.
Os 5S procuram difundir para toda a empresa, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atinge resultados extraordinários.
Esta ferramenta em questão tem como vantagem, a sua simplicidade de implementação. Em decorrência deste fato pode ser aplicado com facilidade em qualquer nível hierárquico. Mais especificamente, no Brasil, onde as diferenças culturais e educacionais são gritantes, os 5S