Dança country
A "capital" estadunidense da música country é Nashville, Tennessee, pois é lá onde se encontrava a sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais famosos festivais desse estilo musical.
História
A dança country nasceu junto com a música country, em cidades como Nashville e Santa Fé, no sul dos Estados Unidos da América, no começo do século XIX, quando imigrantes de Inglaterra que não encontravam trabalho nas colônias do nordeste partiam para o oeste em busca de terra e ouro. Viajavam a cavalo, em grupos, montando acampamento nas paradas dos trajetos longos e cansativos. Nessas paradas, todos se reuniam em torno de fogueiras, cantavam e dançavam ao som de violões, banjos, bandolins e rabecas. O ritmo era mais lento do que o do country que se ouve nas rádios hoje em dia, e havia uma forte influência de ritmos sulistas como o blues e o folk. As pessoas inventavam passos para as músicas, e decoravam pequenas coreografias. Com a colonização do oeste e do sul dos Estados Unidos, a música e a dança country cresceram e firmaram suas raízes nos bares das pequenas cidades, os famosos saloons dos filmes de faroeste.
Instrumentos típicos
Guitarra
Violino
Piano
Dobro
Harmônica
Bandolim
Banjo
Baixo
Bateria
Vocal
Por se tratar de um gênero representado pelos homens do campo é muito associado a vestes e instrumentos rústicos como o Banjo, Bandolim, Violão, , etc.
Os imigrantes Irlandeses contribuíram , com a introdução do banjo que auxiliou inclusive no ritmo e na dança tipicamente caipira .