Sifilis
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental REGET/UFSM (e-ISSN: 2236-1170).
926
PROPOSTA DE PREVENÇÃO DA AMEBÍASE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À PARASITOLOGIA
Valéria de Souza 1, Eliane de Siqueira Zanzini 2, Silas Lobo 3
1 - Aluna da Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Guarulhos (UnG), Email: valeria8souza@hotmail.com 2 - Professora Orientadora: MSc. Eliane de Siqueira Zanzini , Universidade Guarulhos (UnG). 3 - Professor Co-orientador: MSc. Silas Lobo, Universidade Guarulhos (UnG).
RESUMO A proposta surge com o objetivo de sugerir atividades ligadas à Educação Ambiental e à Educação Sanitária em escola pública, para contribuir com a prevenção da amebíase, doença que acomete o homem, causada pelo protozoário do gênero Entamoeba histolystica. A transmissão ocorre de indivíduo para indivíduo, pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos do parasito. A ação inicial é no intestino causando desinteria, colite e enterocolite amebiana; podendo expandir para outros órgãos e tecidos através da corrente sanguínea causando processos inflamatórios e necrose. A amebíase possui distribuição geográfica mundial, ocorrendo principalmente em países subdesenvolvidos com clima tropicais e subtropicais, onde o saneamento básico é inadequado e o abastecimento de água é precário. Esta visa mostrar que a escola é um local favorável ao desenvolvimento holístico na Educação Ambiental e da Educação Sanitária, sendo importante seu trabalho no sentido de envolver os alunos, professores e funcionários, para que essa situação seja modificada a partir da aquisição de novos hábitos. Palavras-chave (Educação Ambiental, Educação Sanitária e amebíase)
ABSTRACT The proposal is for the purpose of suggesting activities related to environmental education and health education in public school, to contribute to the prevention of amebiasis, a disease that affects humans, caused by