sifilis
A finalidade dos medicamentos é profilática, terapêutica ou diagnostica.
Devem ser administrada ao paciente da forma sólida, semi-sólida ou liquida. A FF sólidas de uso oral são as mais usadas.
A FFSO com liberação convencional são desenvolvidas para liberar o fármaco rapidamente após administração.
A FFSO de liberação modificada retardam o prolongam a dissolução.
A liberação prolongada, lenta ou sustentada libera o fármaco gradualmente. Essas FF são administradas com menos freqüência comparadas as convencionais.
DESENVOLVIMENTO DE FFSO DE LIBERAÇÃO PROLONGADA: SISTEMAS MONOLÍTICOS OU MULTIPARTICULADOS.
O desenvolvimento da FFSO de liberação prolongada tem inicio com a seleção do tipo de FF e da tecnologia de modulação da liberação do fármaco empregados.
Sistema Monolítico: A unidade funcional de liberação é única. Podem ser em comprimidos ou cápsulas. E as doses não são divididas.
Sistema Multiparticulados: Contêm o fármaco dividido em varias subunidades funcionais de liberação. Grânulos, Péletes, mini comprimidos.
TECNOLOGIA UTILIZADA PARA PROLONGAR A LIBERAÇÃO DE FARMACO.
A tecnologia que sustentam os fármacos a partir de FFSO, são sistemas Matriciais, Reservatórios ou Osmóticos.
- Sistemas Matriciais: são soluções de um fármaco em uma ou mais substancias, capazes de modular sua liberação – Elas podem ser em forma de comprimidos, cápsulas gelatinosas, grânulos, péletes ou mini comprimidos. Matrizes Insolúveis: A base de cera é liberado por difusão.
Matrizes Hidrofílicas: A liberação é regulada pelos processos de intumescimento, difusão e erosão.
- Sistema reservatório: Um reservatório (núcleo) contendo o fármaco é revestido por uma membrana polimérica, pode ser comprimido, granulo, pélete, minicomprimidos.
- Bomba Osmótica: são sistemas que utilizam pressão osmótica para modular a liberação do fármaco..