radiaçoes
É quaisquer processos físicos de emissão e propagação de energia, seja por intermédio de fenômenos ondulatórios, seja por meio de partículas dotadas de energia cinética.
Radiação ionizante:
Absorção de energia em material biológico, com ejeção de elétrons dos orbitais.
Radiação eletromagnética:
Radiações eletromagnéticas possuem basicamente energia e não têm carga e/ou massa, compartilham a mesma velocidade de onda, constante c que é a velocidade da luz, e diferem entre si no comprimento de onda e na frequência, que são características de cada tipo de radiação do espectro. São exemplos: radiação X, Gama, ondas de rádio, micro-ondas, luz visível, infravermelho, ultrassom, ultravioleta.
Radiação corpuscular:
Radiações corpusculares além da energia, possuem carga e/ou massa. Cada uma tem característica própria com massa e carga específicas. São exemplos: elétrons (massa desprezível, carregada negativamente), partículas alfa (massa de 2 prótons e 2 nêutrons, carga positiva), nêutrons (sem carga, massa similar a um próton), prótons (carga positiva, massa similar à de um nêutron e 2000 x maior do que a de um elétron), e partículas pesadas carregadas (variam em carga e massa, dependendo da partícula).
Radiações do espectro eletromagnético:
Semelhanças: compartilham a mesma velocidade de onda, constante c que é a velocidade da luz, podem ser utilizadas para fins científicos e médicos. Diferenças: diferem entre si no comprimento de onda, na frequência, e na energia de seus fótons que são característicos de cada tipo de radiação do espectro. São exemplos: radiação X, Gama, ondas de rádio, micro-ondas, luz visível, infravermelho, ultrassom, ultravioleta.
Radiação Alfa:
Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. Quando um núcleo emite uma