Radiações
As radiações eletromagnéticas de frequência acima de 1016Hz (dez elevado à décima sexta potência Hertz) são consideradas ionizantes, porque possuem energia suficiente para quebrar as ligações moleculares dos materiais sobre os quais incidem.
As radiações eletromagnéticas de frequência abaixo de 1016Hz são consideradas não-ionizantes, pois não têm capacidade de quebrar as ligações moleculares.
A freqüência de operação da telefonia celular é em torno de 12 milhões de vezes menor que a freqüência a partir da qual as radiações eletromagnéticas são consideradas ionizantes.
Para você entender melhor...
Imagine que as células do seu corpo são bolas de madeira paradas em uma mesa, e de repente são atingidas por bolas de ferro, que são as emissões IONIZANTES. As bolas de madeira são deslocadas, pois as bolas de ferro são mais fortes que as bolas de madeira.
Agora imagine a mesma situação, só que em vez das bolas de ferro, as bolas de madeira são atingidas por bolas de isopor, que são as emissões NÃO- IONIZANTES. Por serem bem mais fracas, as bolas de isopor não tem força para mover as bolas de madeira, não mudando suas posições.
Assim acontece com as nossas células em relação às emissões IONIZANTES e NÃO-IONIZANTES.
Com que intensidade as ondas eletromagnéticas são emitidas das ERBs típicas da telefonia celular?
O que é telefone celular e quais as suas vantagens?
O telefone celular é uma das mais bem sucedidas invenções tecnológicas, cuja principal característica é a MOBILIDADE. Permite que o usuário efetue e receba chamadas de qualquer lugar dentro da área de cobertura de sua operadora, inclusive em movimento, para qualquer outro lugar do mundo.
Que elementos compõem um sistema de telefonia celular? E como funciona esse sistema?
São três os elementos básicos de um sistema de telefonia celular:
1. CCC: Central de Comutação e Controle;
2. E.M.: Estação Móvel ou Telefone celular;
3. ERB: Estação