Radiações
Higiene no Trabalho
Radiações
TRABALHO REALIZADO POR: ELSA COUTINHO TÂNIA SOARES
1 Introdução
O que são radiações?
No final do século XIX, um minério de urânio foi esquecido em cima de um filme fotográfico. Dias depois, o filme foi verificado e visualizaram uma marca derivada de "alguma coisa" que saia do minério de urânio. Na época, denominaram "essas coisas" de raios ou radiações.
O fenómeno de liberação de radiações foi denominado de radioactividade e os elementos químicos que apresentavam esta propriedade foram chamados de elementos radioactivos.
Actualmente, definem-se radiações, como sendo: ondas electromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e energia, e que, quando interagem com a matéria, podem produzir variados efeitos sobre ela.
Geralmente, as radiações podem ser geradas por fontes naturais (ex.: átomos instáveis em decaimento) ou por dispositivos desenvolvidos pelo homem (rádio AM, FM e forno de microondas).
A radiação é um fenômeno comum na natureza. O sol é a principal fonte de energia eletromagnética do nosso planeta.
A radiação não provem apenas de fontes naturais. Atividades desenvolvidas pela humanidade nos últimos cento e vinte anos provocam também a irradiação de ondas eletromagnéticas. Assim, os serviços de telecomunicações, de energia e de radiofusão só podem ser prestados se observados os princípios relativos às ondas eletromagnéticas. Aparelhos criados pelo homem, tais como fornos de microondas, de raio X, de televisão, computadores, também só funcionam em face daqueles princípios.
A radiação, embora seja um fenômeno único, sofreu uma classificação da ciência de acordo