Radiações
Tema: Espetros, Radiações e Energia.
Espetro eletromagnético: é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém desde as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioletas, o raio X e até a radiação gama.
O espetro eletromagnético representa o conjunto de todas as ondas eletromagnéticas de diferentes frequências. Algumas são visíveis ao olho humano, mas no entanto a maioria delas são invisíveis aos nossos olhos.
Na figura acima podemos ver que o espetro esta dividido em varias zonas, como:
- Frequência extremamente baixa;
- Frequência muito baixa;
- Ondas de rádio;
- Microondas;
- Radiação infravermelha;
- Luz visível;
- Radiação ultravioleta;
- Raios X;
- Raios gama;
- Raios cósmicos.
A luz visível, faz parte do espetro eletromagnético, tendo como limites o violeta de λ = 410nm e o vermelho de λ = 700nm. Lambola- comprimento de onda unidade SI (m)
A zona visível, e constituída por um conjunto de radiações cujas cores variam do vermelho ao violeta.
Visível:
- Vermelho;
- Laranja;
- Amarelo;
- Verde;
- Azul;
- Anel;
- Violeta
Radiação eletromagnética: é uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço, transportando energia. A luz visível é uma das partes da radiação eletromagnética.
Usa-se vulgarmente s designação de “onda eletromagnética”. A radiação também pode ser caraterizada pela frequência, que é uma caraterística das ondas.
Λ – É o comprimento de onda.
A-É a amplitude.
Comprimento de onda Frequência de onda
Espetros Contínuos e Descontínuos Espetro contínuo: As várias cores sucedem-se umas ás outras sem qualquer rutura, estabelecendo-se uma transição gradual entre elas.
Espetro Descontínuo: Quando a emissão de luz não se processa em todas as