Siderurgia
Alunos: Adriana Miranda Hildemar Neto Luciana Barros Prof: Marcelo Mendes
Introdução
O alumínio é o terceiro elemento metálico mais abundante que
corresponde de 7,5% a 8,1% da crosta terrestre, tem 150 anos de produção comercial e pode ser considerado ainda um metal novo. Comparado com o uso e a produção de cobre, chumbo e estanho, por miles de anos, o alumínio se produz em maior quantidade que os outros não ferrosos, combinados. Na produção mundial de metais, a produção de alumínio só é menor que a do ferro. A baixa densidade e a alta resistência à corrosão fazem do alumínio um dos metais mais importante na produção de manufaturados. Na área de materiais seus mais fortes concorrentes são o plástico e a fibra vegetal.
MAPA LOCALIZAÇÃO MINAS DE BAUXITA – BRASIL
Processo de obtenção de alumina
O processo de obtenção do metal alumínio é constituído por três
etapas:
Mineração (Bauxita); Refino (Alumina); Redução (Alumínio primário);
A obtenção da alumina, vem do tratamento da bauxita nas usinas
através da fragmentação, lavagem para remoção da argila . Em seguida o minério é britado e moído. Após o processo de britagem e moagem vem a classificação granulométrica em peneiras vibratórias ou em classificadores de ar em circuito fechado com os moinhos.
Processos Metalúrgicos para a obtenção do metal alumínio
Etapa de mineração consiste em lavar e peneirar o minério de alumínio, removendo areia e a sílica. Na sequência o minério é secado e o resultado é uma bauxita depurada com alto teor de alumina Al2O3.
Etapa de refinaria a bauxita é processada em operações químicas, por
meio do processo Bayer. Nesse processo bauxita é levada ao digestor, onde é dissolvida em uma solução de soda caustica e submetida a altas temperaturas e pressão para a eliminação das impurezas. Onde no tanque os resíduos afundam gradualmente ate o fundo e são removidas. Logo após a solução é conduzida ao precipitador, onde