Siderurgia
Os metais encontrados no estado nativo são o ouro, a prata, a platina, o cobre, o arsênico e o bismuto. Estes a SIDERURGIA è o Conjunto das técnicas empregadas na produção, fundição e preparação do ferro e do aço.
Metais eram encontrados na superfície ou próximo desta, na condição metálica sob a forma de pepitas ou de massas brutas e foram empregados por diversos povos antigos.
O aspecto brilhante destes metais e a capacidade de serem conformados por martela mento sem aquecimento prévio os tornavam materiais interessantes para fabricação de ferramentas, armas, recipientes e ornamentos.
Provavelmente, o cobre nativo foi o primeiro metal empregado pelo homem na fabricação de utensílios.
Por ser abundante e suas ligas possuírem propriedades adaptáveis a quase todas as condições requeridas, logo o ferro se tornou o metal mais empregado. Desde então, a metalurgia passou a se dividir em siderurgia e metalurgia dos não ferrosos.
A siderurgia se tornou tão importante que passou a servir de padrão medidor do desenvolvimento das nações. Desde então, são consideradas fortes as nações dotadas de elevadas capacidades de produzir e/ou comercializar produtos siderúrgicos e seus insumos.
Logo após a descoberta do Brasil pelos portugueses, ocorreu por aqui enorme procura pelos metais. Em 1554 o Padre Anchieta relatou à Corte Portuguesa a existência de ferro e em 1587 Afonso Sardinha iniciou a produção de ferro na Freguesia de Santo Amaro, São Paulo. Mais tarde foram descobertas as grandes jazidas de ferro das Minas Gerais, pensando-se, na ocasião, que eram reservas inesgotáveis, a ponto de uma pessoa ilustre denominar Minas Gerais de peito de ferro das Américas. Apesar de tão grande potencial, Portugal impediu o desenvolvimento da siderurgia brasileira durante o período colonial.
OS CONCEITOS BASICOS DA SIDERURGIA: METALURGIA: é a arte de extrair dos minérios os metais, elaborá-los e conformá-los com o fim de produzir os objetos necessários à