SIDA
Bárbara Rodrigues OliveiraTurma: 9ºC , Nº3Ano lectivo 2012/2013 ÍNDICE
Introdução – página 3
O que é a SIDA? – página 4
O vírus da SIDA – página 5
Sintomas e progressão – página 6
Causa e prevenção – página 7/8
– Contacto sexual
– Contacto com fluidos corporais infectados
- Transmissão da mãe para a criança
Diagnóstico e tratamento – página 9
– Diagnóstico
– Teste de HIV
– Cura e vacina
Viver com a SIDA – página 10
– Actividade física e alimentação
– Vida sexual e Gravidez
– Alimentação
– vida sexual
Dia Mundial da Luta contra a SIDA – página 11
Bibliografia e webgrafia – página 12 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Ciências Naturais. Eu escolhi este tema (SIDA) porque achei interessante e também porque gostava de saber ao certo o que pode provocar esta doença, a prevenção e as consequências, se tem cura, etc.
Também escolhi este tema pela razão de ter várias dúvidas. Há pessoas que dizem que a SIDA pode ser mortal, outras já dizem que não. Espero que com a realização deste trabalho fique com as minhas dúvidas esclarecidas.
1. O QUE É A SIDA? A SIDA é fomentada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). O VIH é um vírus bastante poderoso e só afecta os humanos.
O VIH penetra-se no organismo de um indivíduo por entrar em contacto com uma pessoa infectada, começa a reproduzir-se dentro das células CD4, e por fim acabando por matá-las. As células CD4 são os elementos do sistema imunológico. Essas células CD4 orientam as restantes células para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores. O VIH pode ser transmitido por contacto sanguíneo, relações sexuais e da mãe para o filho.
O VIH entra no organismo e dirige-se ao sistema sanguíneo onde se começa a replicar