Sida
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV - na língua inglesa) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacida-de de defesa em relação a muitas doen-ças.
Porquê fazer o teste?
Se o resultado for positivo, pode ter aces-so aos cuidados de saúde apropriados e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Deste modo, a evolução da doença é retardada.
Por outro lado, saber que está infetado é razão para evitar a transmissão a outras pessoas, adotando comportamentos pre-ventivos. Protege-se a si próprio, de forma mais eficaz, das chamadas doenças oportunistas.
Como se transmite o VIH?
A transmissão sexual é a principal via de transmissão da infeção VIH em todo o mundo. As secreções sexuais de uma pes-soa infetada podem, com grande proba-bilidade, transmitir o VIH sempre que exista uma relação sexual com penetração – anal, vaginal ou oral – sem preservativo. O risco associado ao sexo oral aumenta quando se verificam algumas infeções, nomeadamente úlceras bocais, gengivas inflamadas, garganta irritada ou gengivas a sangrar após escovagem ou utilização do fio dentário.
Outras Formas
Outra via de transmissão é o contato com sangue infetado, pelo que a partilha de seringas, agulhas, escova de dentes, lâmi-nas de barbear e/ou material cortante com a pessoa infetada pelo VIH constitui risco de transmissão
Caso uma mãe estiver infetada pode transmitir a infeção ao bebé durante a gravidez, através do seu próprio sangue, ou durante o parto, através do sangue ou
A Sida tem cura?
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infeções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Atualmente, a cura não é possível. A úni-ca medida eficaz para combatê-la, pre-sentemente, é a prevenção.
Como ter acesso ao tratamento?
Qualquer pessoa à qual tenha sido diag-nosticada a sua