SIDA
Doenças Sexualmente Transmissíveis
As Doenças Sexualmente Transmissíveis têm como abreviatura DST e tratam-se de doenças que passam de uma pessoa para outra durante o contacto sexual. Existem alguns tipos destas doenças mais importantes que são: a clamídia, a gonorreia, o herpes genital, a hepatite B e a SIDA. Dantes, dava-se-lhes o nome de doenças venéreas. Muitas destas doenças podem ser facilmente curadas quando descobertas, mas a única que não tem cura é a SIDA.
O que é SIDA?
A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença mortal causada por um vírus bastante poderoso – VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) – que ataca o sistema imunitário do organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças (a pessoa fica mais debilitada e sensível).
Uma pessoa contagiada pode não ter quaisquer sinais ou sintomas da doença, aparentando um estado saudável durante um período que pode durar vários anos. Essa pessoa só irá descobrir se é seropositiva, quando fizer o teste da SIDA. No entanto, essa pessoa está infectada porque o vírus está presente no seu organismo e durante todo esse tempo pode transmiti-lo a outra pessoa.
Quando o vírus já destruiu todas as defesas, a pessoa apresenta diferentes sintomas.
Os doentes com SIDA acabam por morrer, muito débeis e em grande sofrimento.
Existe cura para a SIDA?
Não, infelizmente não existe cura para a SIDA. Existem apenas algumas terapias que atrasam a doença.
Uma pessoa contaminada é levada à morte durante alguns anos de doença devido à falta de defesas no nosso corpo, o que origina cancros e algumas infecções gravíssimas.
Vias de transmissão do VIH
Þ Sanguínea
A principal forma de transmissão por esta via ocorre através da partilha de seringas, agulhas, instrumentos de manicura e pedicura, escovas de dentes, lâminas ou máquinas de barbear entre outros objectos cortantes infectados pelo VIH. Não se deve, por isso, serem partilhados objectos cortantes onde