short papers
A pesquisa tem um amplo campo para o pesquisador no qual investiga os diversos fenômenos educativos que se direcionam a atingir as metas propostas e / ou descobrir e buscar respostas coerentes no que tange o processo macro da Aprendizagem, levando a resultados fidedignos para o pesquisador. Segundo Minayo (1998), “a pesquisa vincula o pensamente e a ação”. Esse autor o afirma que a pesquisa conduz a cognição fazendo o sujeito a buscar resposta a tal questionamento usando seus métodos necessários.
Com base nos estudos Metodologia da Pesquisa da autora Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (2009) tem a concepção de que pesquisa consiste em um conjunto de ações, ou seja, a partir de um conhecimento há uma nova descoberta e novas realidades mediante as ao seu convívio social. Tozoni-Reis cita ainda que através da pesquisa é que podemos encontrar resposta para tal problema abordando a metodologia quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva ou explicativa.
Antes de tudo o pesquisador precisa planejar e a partir daí surge uma nova perspectiva de reflexão com a experiência, portanto, é necessário que toda pesquisa precisa deva ser coleta de elementos e dados específicos referentes ao foco de conhecimento que será estudado. Mas para isso, deverá ser proposto articulação ao conhecimento já acumulado ao longo da história, e a cada pesquisa com novas descobertas concernentes para aquele conhecimento em questão, que está sendo investigado no processo educativo.
Pressupõe-se que a Pesquisa Educativa é um elemento para obterem-se resultados, atingindo assim as metas propostas, ao iniciar-se este diálogo no mundo do Conhecimento e que a através do objetivo pesquisado, o pesquisador pode então fazer uso da observação, cabe a ele pesquisar de modo avançado nas próprias observações surgindo conhecimentos novos e dando continuidade aos conhecimentos anteriores, portanto, o conhecimento nunca será algo pronto e acabado e sim pode ser