Short paper
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (2012/2)
Short Paper – A prática do gerenciamento de resultados no Brasil
Este trabalho tem como objetivo identificar se houve mudanças significativas no contexto brasileiro quanto à prática do gerenciamento de resultados (ou contabilidade criativa). Toma-se como base da investigação a promulgação da Lei 11.638/07 e a utilização das normas IFRS/CPC no Brasil. O corpus desse estudo são os textos de Matsumoto e Parreira (2007) e o de Santos e Scarpin (2011), que têm como tema a utilização gerenciamento de resultados por empresas brasileiras.
Matsumoto e Parreira (2007) têm como objetivo a identificação das principais causas e consequências da utilização do gerenciamento de resultados contábeis por empresas, dada a importância dos resultados das empresas como informações amplamente utilizada como base, por exemplo, para a avaliação do desempenho das operações das empresas. A metodologia adotada pelos autores é a de uma pesquisa de natureza básica, com a adoção da abordagem qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, é classificada como uma pesquisa exploratória e bibliográfica, uma vez que proporciona maior familiaridade com a temática e por ter sido realizada com base em materiais publicados anteriormente (Matsumoto & Parreira, 2007).
Já o objetivo de Santos e Scarpin (2011) é buscar respostas objetivas sobre as consequências e os fatores que ocasionam o uso do gerenciamento de resultados pelas empresas mais admiradas do Brasil, o que classifica a pesquisa por eles realizada como descritiva. A abordagem utilizada é a quantitativa e os procedimentos técnicos adotados para a coleta e análise dos dados é característica da pesquisa documental.
Matsumoto e Parreira (2007) buscam informações sobre o surgimento do termo gerenciamento de resultados, devido à escassez de pesquisas relacionadas a essa temática. Os autores apresentam como base de seu referencial teórico