mostarda
A palavra mostarda deriva do latim mustum ardens, que significa vinho que arde. Os romanos misturavam as sementes moídas da mostarda com o mosto, o suco de uva não fermentado, usado para se fazer vinho.
Primeiramente, a mostarda foi usada como erva medicinal. Seis séculos antes de Cristo, Pitágoras usou mostarda para curar picadas de escorpião e cem anos depois, Hipócrates utilizou emplastros de mostarda para curar dor de dente.
Na Índia e na Dinamarca, as pessoas jogavam sementes de mostarda ao redor da casa, para afugentar os maus espíritos e os chineses a usavam como afrodisíaco. Em 1866, Jeremiah Colman, fundador da Colman's Mostarda da Inglaterra, foi nomeado produtor de mostarda da rainha Victória.
Colman aperfeiçoou a técnica de se moer sementes de mostarda sem elevar a temperatura para não soltar o óleo. Se o óleo da semente for exposto ao ar ele irá evaporar junto com o sabor.
Ingredientes
3/4 xícara(s) (chá) de mostarda escura em pó
1 xícara(s) (chá) de vinagre de maçã
1/4 xícara(s) (chá) de Água gelada(s)
1 xícara(s) (chá) de vinho branco seco(s)
3/4 xícara(s) (chá) de cebola picada(s)
3 colher(es) (sopa) de alho picado(s)
1 folha(s) de louro
1 colher(es) (sopa) de pimenta-do-reino branca em grãos
4 unidade(s) de zimbro
2 colher(es) (sopa) de suco de limão
2 colher(es) (chá) de sal
2 colher(es) (chá) de açúcar
Como fazer
Misture a mostarda em pó e a água até formar uma pasta homogênea.
Em uma panela, misture o vinagre, o vinho, a cebola, o alho, o louro, a pimenta-do-reino e o zimbro e deixe reduzir até dois terços em fogo baixo. Coe e deixe esfriar.
Misture a pasta de mostarda com o vinagre reduzido, adicione o suco de limão, o sal e o açúcar e mexa bem. Deixe descansar por 20 minutos e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Deixe esfriar, coloque em um vidro esterelizado e feche bem. Guarde em um local escuro e ventilado por no mínimo um mês para o sabor chegar no ponto.
Os vários tipos de mostarda: