Determinação ácido Acético em mostarda
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
ENGENHARIA QUÍMICA
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE UMA BASE e determinação do teor de ácido acético em uma amostra de mostarda tradicional
Química Analítica
Prof. Carlos Carone
Novo Hamburgo, dezembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
O preparo de soluções requer cuidados especiais desde a escolha da qualidade do produto químico, elaboração dos cálculos e manipulação adequada. Assim como transferência de material, medição (massa, volume), dissolução e aferição do volume desejado. Em todas as etapas deve-se sempre considerar a segurança pessoal e as questões ambientais.
Existem diversos tipos de análises volumétricas, porém, neste experimento, será abordada a volumetria de neutralização, onde ocorre a reação entre uma substância de caráter ácido e outra de caráter básico, sendo uma delas de concentração conhecida, chamada padrão primário, e a outra de concentração desconhecida.
Este experimento terá como objetivo determinar o teor de ácido acético em uma amostra de mostarda tradicional através da titulação por uma base forte pelo método de volumetria de neutralização. A base forte é uma solução de hidróxido de sódio preparada anteriormente, e com molaridade determinada também através da volumetria de neutralização.
2. revisão bibliográfica
Análise volumétrica Análise volumétrica ou titulação é uma técnica para a determinação da concentração de um soluto, ou seja a solução a ser analisada é o analito ( não sabe a concentração), mas o volume se conhece. Este é passado para um erlenmeyer . A seguir uma solução conhecida de reagente (o titulante , cujo volume e molaridade se conhece) é gotejada de uma bureta até que todo analito tenha reagido. (HARRIS, 2005)
Volumetria de neutralização Volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina e titulação de espécies químicas básicas com