Unidades de Conservação - Mostardas - RS
Data: 17.10.2014
Atividade 1 – Unidades de Conservação
Lagoa do Peixe
parnalagoadopeixe.blogspot.com/
A UC tem como objetivo específico à conservação dos recursos naturais voltados para a preservação das aves migratórias da Lagoa do Peixe.
A região foi colonizada por açorianos e o nome da unidade se deve à importância da
Lagoa dos Peixes, na verdade uma laguna, dentro do ecossistema, a maior e mais procurada pelas aves para a alimentação.
parnalagoadopeixe.blogspot.com/
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado no litoral sul do estado do RS, abrangendo os
municípios
de Tavares(80%), Mostardas (17%)
e São
José
do
Norte (3%). A unidade foi criada através Decreto nº 93.546, emitido em 06 de novembro de 1986. Com uma área de 36 722 ha e perímetro de 138,84 km (cálculo cartográfico). Atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação
da Biodiversidade (ICMBio). O clima é subtropical úmido, apresentando temperatura média de 16,5°C e precipitações médias anuais de 1.186 mm.
A Lagoa do Peixe, tecnicamente uma laguna, pois tem um canal de comunicação com o mar durante a maior parte do ano - é abrigo para grandes concentrações de aves migratórias do Hemisfério Norte (no verão) e Sul (no inverno), dentre elas capororocas, flamingos,
biguás,
maçaricos-de-peito-vermelho,
gaivotas,
talhamares, pirus-pirus, trinta-réis, maçaricos e o cisne-de-pescoço-preto. Dentre os mamíferos podem ser avistados a capivara, o tamanduá, graxains, tatus, pequenos roedores e o jacaré-de-papo-amarelo, ameaçado de extinção. E entre os meses de julho a outubro, a baleia franca é avistada migrando para Santa Catarina. Na lista das espécies ameaçadas estão o gavião cinza, a gaivota de rabo preto e o trinta-réis-real.
http://renatogrimm.com/bemtevi/lagoa-do-peixe/
Trazidos pelas correntes marinhas não é raro se encontrar nas areias da praia tartarugas marinhas, pinguins e lobos