Estratégia de diversificação
DIVERSIFICAÇÃO
Rosa Manuel
Índice
Introdução......................................................................................................................2
1. Diversificação...........................................................................................................3
1.1 Natureza da estratégia de Diversificação..................................................................4
1.2 Benefícios, Custos e Riscos da Diversificação...........................................................5
Conclusão …………………………………………………………………………...6
1
Introdução
Este trabalho foi realizado no contexto da Estratégia Empresarial, e centraliza-se em uma das dimensões estratégicas, a Diversificação.
No âmbito das dimensões estratégicas encontramos antes da estratégia de diversificação as seguintes estratégias:
Produtos - mercados- Decisões relativas à gama de produtos oferecidos., segmentos de mercado servido.
Integração vertical - decisões relativas a subcontratação estratégica
Internacionalização – decisões relativas à natureza das actividades internacionais, adaptação e estandardização dos produtos.
Estas estratégias já foram apresentadas anteriormente.
Define algumas das secções de Estratégia como a capacidade que uma empresa tem de fazer várias coisas bem e de maneira estruturada.
Quando as empresas procuram explorar novas áreas de actuação através da sua entrada em indústrias diferentes da actual, elas partem para uma estratégia de diversificação, que pode ser relacionada ou não relacionada (kigyo shudan).
Antes de embarcar para a diversificação há que analisar os benefícios que esta nos pode trazer, assim como os custos e os riscos.
Existem modelos de planeamento de carteira de negócio que dão indicações sobre o estado das várias actividades em que uma empresa está envolvida. Também convém acompanhar a evolução da diversificação e o seu alinhamento com o Ciclo de
Vida da indústria.
2