Estratégias corporativas – diversificação
A) Como você classifica as diversificações dos grupos Votorantim, Usiminas, Odebrecht e Bradesco?
Relacionada: Usiminas e Bradesco
Não Relacionada: Votorantim e Odebrecht
B) Justifique sua resposta:
“Não colocar todos os ovos na mesma cesta”
A diversificação busca o crescimento ou a redução de riscos, com maior ou menor sinergia (solução de conflitos), com os negócios correntes da empresa.
DIVERSIFICAÇÃO RELACIONADA: ocorre quando a busca de solução de conflitos se concentra no crescimento do lucro do seu próprio negócio, alcançando vantagem competitiva:
O Bradesco apostou na diversificação de suas carteiras, ou seja, ampliou as modalidades de crédito, passando de um Banco Comercial para um Banco Múltiplo, através da aquisição de outros bancos, oferecendo um leque de produtos para seus clientes. Exemplo: Seu cliente quer comprar um carro , ele pode optar por fazer um leasing, um consórcio, um financiamento, pagar á vista através do saldo em conta corrente ou retirada da poupança. O mesmo acontece no campo da saúde, previdência, corretora de títulos e valores mobiliários, etc.
No caso da Usiminas, ela diversificou sua linha de produção com empresas que dariam suporte para melhorar, transformar e escoar seu produto principal: o aço, criando: Bens da Capital: maquinários para transformação do aço em produtos diversificados para atender o mercado, Logística: escoamento da sua produção, Mineração: Usinas exploradoras do aço, Siderurgia : transformação e tratamento de aço.
DIVERSIFICAÇÃO NÃO RELACIONADA: ocorre quando a empresa busca adicionar ao seu negócio novos produtos não relacionados visando a entrada em novos negócios no mercado.
A Votorantim apostou na Fusão (consórcio Bradesco e Camargo Correa) e na Aquisição (empresas menores no mercado de cimento) para expandir a comercialização de seus produtos diversificados como: cimento, mineração, metalurgia, siderurgia, celulose, suco concentrado de