Capitalismo
Os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas, enquanto outro grupo se refere a esta última definição como uma economia mista com tendência para o capitalismo. A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a propriedade, incluindo a determinação de como ela é usada, quem a usa, seja para vender ou alugar, e o direito à renda gerada pela propriedade. O capitalismo também se refere ao processo de acumulação de capital.
Na atualidade, o capitalismo constitui-se como um modelo ideológico de organização socioeconômica, prevalecendo sobre a esfera política e apresentando-se como alternativa irrefutável e única aos sistemas de economia estatizada e centralizada, dita socialista ou marxista. O racionalismo económico e a ânsia de criar riqueza e auferir lucros de forma a compensar os investimentos modelam a mentalidade capitalista, para além do espírito de risco, de concorrência e capacidade de inovar.
A sociedade capitalista é outra também, com a divisãocrescente entre assalariados e capitalistas, detentores dos meios de produção.O capital domina todas as