Short paper
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E ADMINISTRAÇÃO.
PROFESSOR: AMAURI LUIS LAMPERT.
ALUNO: GABRIEL RICARDO N. SCHERNER.
03.04.2013.
Geração Y e Z no ensino superior e no mercado de trabalho
Enquanto boa parte da população brasileira ainda tem certa dificuldade em definir as gerações baby boomers X, Y e Z, estamos vivenciando um a participação das quatro gerações ao mesmo tempo, isto é, teremos Z criados por Y e por X. As gerações Y e Z são digitais nativos, as diferenças são imperceptíveis, mas não inexistentes os Y também chamada de geração da internet desenvolveram-se em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, já os indivíduos que se encaixam na geração Z nasceram conectados com todos estes avanços vivenciados pela Y.
Os nativos Y cresceram em meio a um crescente individualismo e grande competição, onde as informações circulam e chegam em tempo e velocidade jamais vistos antes, um grande avanço mas em contra partida o conhecimento adquirido pode ser apenas superficial. Assim faz-se necessário promover mudanças no jeito de ensinar e, sobretudo nos processos de interação entre os que ensinam e os que aprendem, hoje se um professor pedir a um aluno que escreva um artigo sobre a independência do Brasil não seria um grande desafio, seria sim muito simples pesquisar na web, portanto as indagações dos professores necessitam-se ser mais complexas pela facilidade do acesso de informação.
A geração Y, trouce um excelente ganho de produtividade, eles foram moldados pelo imediatismo da internet claro que essa geração necessita de alguns estímulos que as desafia a ter mais ousadia e criatividade assim facilitando nos problemas do trabalho e também as ajuda a realizar múltiplas tarefas. É uma geração muito individualista, ou seja, não trabalha bem em grupos, assim eles trabalhando sozinhos e realizando mais tarefas fica difícil controlar se eles