Shopping total
Gestão Estratégica
Professor: Gernot Muller
Aluno: Daniel Gonçalves de Camargo
Shopping Total
Não entrar em um mercado disputado por shoppings de renome e de público A foi uma boa estratégia adotada pelos empreendedores do Shopping Total, mas entrar em um mercado “vendendo” somente preço poderia ser arriscado.
Quando identificaram que o publico alvo seria a classe C eles tinham um grande desafio que era quebrar o paradigma de que as lojas de shopping vendem produtos mais caros, inteligentemente para dar condição ao lojista conseguir realmente vender “preço”, locar as lojas com valores fixos foi o primeiro passo para o sucesso do negócio.
As campanhas de marketing desenvolvidas desde a inauguração contribuem para o sucesso do negócio, mas além delas o que consolida esse sucesso são as diversas ações que envolvem não só os clientes mas os lojistas, os colaboradores e a comunidade.
Focado para o publico C, o shopping acabou atraindo além do publico alvo outros públicos devido ao mix oferecido, pois deixava de ser apenas “vendedor de produtos” e passava ser um “vizinho” que se preocupava com a questão histórica do local, a saúde da comunidade, dava acesso a cultura através de museus, esportes, artes e musica oferecendo cultura.
A estratégia adotada pelo Shopping Total somada a grandes campanhas de marketing que sempre se preocupam em focar a satisfação do cliente, além da venda de produtos com preços baixos, é que garantiu em tão pouco tempo de sua existência o terceiro lugar no ranking que sempre foi disputado por empresas de renome já consolidadas nesse mercado a anos.
Podemos identificar que quando enxergamos as oportunidades, carências de mercado, oferecemos o “diferente” (nesse caso para tanto para o consumidor final, quanto para o investidor) certamente obteremos