Shivaismo
1.1 O que é o hinduísmo?
A maior religião da Índia (terceira maior no mundo), o Hinduísmo é basicamente a união de crenças com estilos e seguimentos de vida, que já vem sendo exercida há mais ou menos 3000 a.C na antiga cultura védica e não possui um criador. Hoje em dia, é conhecido como uma união de diferentes manifestações culturais, religiosas, filosóficas.
1.2 Escala de tempo
* Época antiga ou arcaica:
- Pré-Vêdica (6.500-4.500 a.C.)
- Vêdica (4.500-2.500 a.C.)
- Bramânica (2.500-1.500 a.C.)
- Pós-Vêdica ou ‘Upanishádica’ (1.500-1.000 a.C.)
* Época clássica
- Pré-Clássica (1.000-100 a.C.)
- Clássica (100 a.C.–500 d.C.)
* Época escolástica
- Tântrica/Purânica (500-1300)
- Sectária (1.300-1.700)
- Moderna (a partir de 1.700)
1.3 Fases
Primeira fase: Hinduísmo Védico - Dyaus, ou Dyaus-Pitar ("Deus do Céu", em sânscrito), era o deus supremo, consorte da Mãe Terra. Doador da chuva e da fertilidade, gerador de todo os outros deuses. O Sol (Surya), a Lua (Chandra) e a Aurora (Heos) eram os deuses da luz. Divindades menores e locais são as árvores, as pedras, os rios e o fogo. A partir da influência ariana, o simbolismo de Dyeus passou por uma transformação e tornou-se Indra, jovem divindade que rege a guerra, a fertilidade e o firmamento. Indra representa os aspectos benevolentes da tempestade, em contraposição a Rudra, provável precursor do deus Shiva, o destruidor. Nesse período surgiram diversas outras divindades, como Asura, representante das forças maléficas.
Segunda fase: Vedanta (fim dos Vedas) ou Hinduísmo Bramânico, ocorre à ascensão de Brahma, a divindade que simboliza a alma universal. Brahma é um dos deuses que compõem o Trimurti (Trindade) do Hinduísmo. Ele representa a força criadora. Os dois outros deuses são Vishnu, o preservador, e Shiva, o destruidor. Neste momento, surge a figura dos brâmanes, que compõem a casta sacerdotal da tradição hindu. Os rituais ganham uma série de componentes mágicos e