sexualidade
Biologicamente a gravidez pode ser definida como o período que vai da concepção ao nascimento de um individuo, devemos saber que a gravidez precoce não é o problema só da menina por que um filho não é concebido por uma única pessoa e vem da menina a difícil missão de carregar no ventre o filho durante toda a gestação de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o filho depois do nascimento mas o rapaz não deve de assumir as suas responsabilidades por isso que quando uma adolescente engravida não é só sua vida que sofre mudanças o pai também passa pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
A gravidez na adolescência é um grande problema.
O adolescente não tem estrutura para suportar uma gravidez, um filho, os problemas, as responsabilidades de ter filho é coisa séria, deve ser muito bem planejado e desejado quanto pelo pai quanto pela mãe. Os adolescentes que querem transar devem se prevenir para não deixar que uma simples transa transforme suas vidas tão radicalmente. O excesso de informação e liberdade recebida por adolescentes os levam à banalização de assuntos como o sexo, por exemplo. Essa liberação sexual, acompanhada de certa falta de limite e responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez na adolescência.
Os primeiros problemas podem aparecer ainda no início da gravidez e vão desde o risco de aborto espontâneo ocasionado por desinformação e ausência de acompanhamento médico ou até o risco de vida resultado de atitudes desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de medicamentos abortivos. O aborto além de ser um crime,no Brasil, é uma das principais causas de morte de gestantes.
Um outro problema que é bem comum no cotidiano é a rejeição das famílias. Ainda são muito comuns