Fundamentos sociais da educação física
INTRODUÇÃO
O jogo de futebol é presente em nossas vidas, pois todo bom brasileiro sabe desde pequeno que um dos primeiros presentes a se ganhar, quase sempre é uma bola, estimulando cada vez mais para que sejamos algo importante no mundo do futebol. Dentro das escolas e fora delas também não é diferente, todos os alunos gostam, querem e anseiam desesperadamente aprender a jogar bola, melhor dizendo, querem apenas jogar bola, sabendo ou não.
Analisaremos a seguir a questão do jogo de futebol em si no contexto escolar e extraescolar para melhor sabermos o que se passa na cabeça de nossos alunos.
UMA DÉMARCHE METODOLÓGICA SÓCIOCULTURAL
Olhar, ouvir e escrever de pesquisador, nada melhor do que essa descrição para nos mostrar o quanto é importante estarmos presentes no ensino escolar e porque não no extraescolar? Muitas das vezes pensamos como se fossemos máquinas onde sempre realizaremos todas as mesmas coisas e nada mudará, mas o que acontece é que trabalhamos com a ferramenta chamada corpo e sempre temos um resultado diferente, vistos de um ponto de vista diferente e por pessoas diferentes.
Os alunos pensam e agem assim também e é por isso que devemos escutar, estudar e entender nossos alunos para saber porque o jogo de futebol promove esta mudança de ego, este despertar de querer ser como um jogador famoso, por exemplo.
UMA ESCOLA E SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS
O objetivo da Educação Física nas escolas de certa forma não é simples, não queremos educar apenas os jogos em si como suas regras e como jogar corretamente, mas ensinar os alunos a se tornarem pessoas melhores com esta aula. A ideia é que possamos incrementar atributos nos alunos para que eles possam levar características das aulas para as suas vidas.
O que se aprende dentro das escolas não se deve ficar apenas nas escolas mas sim ser levado para fora delas, para dentro de