PLANO DE CURSO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PdC
PLANO DE CURSO
CENTRO EDUCACIONAL DA USINA E JARDIM ESCOLA PEDACINHO DE VIDA
MARCO REFERENCIAL:
O desinteresse pela educação física escolar não é um fato recente, pois foi algo construído historicamente com o decorrer do processo de escolarização. E apesar da Educação Física buscar a qualificação dos docentes e diversificar suas propostas pedagógicas, muitos profissionais ainda não conseguem construir um significado para a educação física escolar. Diversos fatores são destacados como "desmotivastes" da prática da educação física, entre eles: a metodologia de ensino, conteúdos, relacionamento professor-aluno, além de outros, que ocorrem com menos freqüência, mas que também são fatores importantes.
Portanto, creditamos que o profissional de Educação Física pode promover a atividade física na escola através de atividades lúdicas para o desenvolvimento motor e conhecimento do corpo, respeitando as características dos alunos e trabalhando com objetivos envolvendo os três domínios da aprendizagem (motor, afetivo e social), permitindo, assim que as crianças possam de uma forma coletiva entender a importância da Educação Física na escola, além de serem responsáveis pelo seu próprio conhecimento.
Desta forma, creditamos numa Educação Física que possa mostrar com a expressão corporal que os sentimentos são as principais ferramentas que se precisa para a construção de um mundo com menos individualismo e injustiças, isto é, um mundo mais cooperativo, usando as atividades lúdicas como ferramenta necessária para a socialização das crianças no âmbito escolar.
Vivemos um mundo que as pessoas dão mais valor ao sucesso individual, sem pensar nas conseqüências que isso pode trazer para o furo dos nossos alunos. O que aumenta a distancia dos ideais da nossa escola é principalmente a competição exacerbada dos “mais ricos sobre os mais pobres” com um acumulo exagerado de riquezas. Isso sem dúvida dificulta ainda mais