Resenha Lixo Extraordinario
Lixo Extraordinário
Resenha Lixo Extraordinário.
Kayque Barbosa de Souza Rocha 1
O objetivo desse trabalho é analisar ações sociais e culturais no documentário Lixo Extraordinário. O documentário Lixo Extraordinário, com título original 'Wasteland', é uma produção da Almega Projects e 02 Filmes Produções e retrata um trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho – RJ. O documentário foi dirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley e também pela britânica Lucy Walfer, foi lançado no ano de 2010 no Brasil e também no Reino Unido, tem aproximadamente 90 minutos.
No documentário Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, transformando suas vidas. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos.
Reconhecido mundialmente, por incorporar objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas. Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antes da visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa, “Devem ser as pessoas mais rudes em que possamos pensar. São viciados...É o fim da linha. Dê uma olhada na geografia da área(...) É pra onde vai tudo que não é bom. Incluindo as pessoas(...)”.Lá, o artista se impressionou por encontrar pessoas que eram felizes, sorriam e se orgulhavam de seu trabalho. Ao passo de formigas, foi conhecendo todo o dia a dia e selecionando pessoas que tinham o perfil do projeto.
Depois de selecionadas as pessoas e com intimidade com o