sexualidade
A sexualidade, uma expressão do comportamento humano, presente desde o nascimento até morte nas relações entre as pessoas, ou consigo mesmo mesmas, é influenciada por fatores econômicas, sociais e culturais, assim como pelas experiências vividas durante a infância, a adolescência e vida adulta.
Uma vez que pode ser considerado como uma forma de comunicação entre as pessoas, ela se manifesta de modos diferentes em cada indivíduo, passando por um processo de modificação de sua vivencia durantes as diversas fases da vida.
Nesse sentido são importantes as experiências que acompanhamento o crescimento e se modificam com a evolução do desenvolvimento, tais como: os cuidados com o corpo; a satisfação das necessidades básicas, como a fome e o sono, por exemplo; o contato corporal com outras pessoas; o relacionamento afetivo com os pais e outras pessoas; e a aceitação do próprio corpo.
A necessidade de novas sensações, que surge da expansão da consciência através do organismo em desenvolvimento, uma vez que um novo corpo surge em um curto espaço de tempo, aumenta a curiosidade das possibilidades corporais então passamos a querer testa seus limites e capacidades.
"A sexualidade e uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, e por isso influencia também nossa saúde física e mental" (O.M.S)
sexualidade
A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser