Sexualidade Psicologica
INTRODUÇÃO................................................................................................1
CONCEITOS
SEXUALIDADE E MORALIDADE
CONCLUSÃO
CONSEQUÊNCIAS DA SEXUALDADE
BIBLIOGRAFIA..............................................................................................6
INTRODUÇÃO
“É fundamental que o educador tenha sua adolescência perto de si, qualquer que seja sua idade cronológica, e que conserve sua capacidade de amar. Deve ainda estar bem adequado com sua sexualidade, tendo a coragem de desafiar seus próprios tabus e preconceitos, reconhecendo suas próprias falhas.”
A Sexualdade actualmente, ocorre por parte de alguns estudiosos, a tentativa de afastamento do conceito de sexualidade da noção dereprodução animal associada ao sexo. Enquanto que esta noção se prende com o nível físico do homem enquantoanimal, a sexualidade tende a se referir ao plano psicológico do indivíduo.
Além dos fatores biológicos (anatômicos,fisiológicos, etc.), a sexualidade de um indivíduo pode ser fortemente afetada pelo ambiente sócio-cultural e religioso em que este se insere. Por exemplo, em algumas sociedades, na sua maioria orientais, promove-se a poligamia ou bigamia, é a possibilidade ou dever de ter múltiplos parceiros.
CONCEITOS
A sexualidade é uma função central no desenvolvimento psicológico, da mesma forma que é inegável sua função reguladora da saúde física e emocional. Na visão da Psicologia Corporal, teoria e prática herdeira de conceitos psicanalíticos, sexualidade não é meramente genitalidade. Esta última é a tradução da sexualidade, em termos práticos, na vida adulta.
No entanto, a sexualidade inicia seu desenvolvimento em fase bastante anterior à maturidade. Nos primeiros anos de vida, as principais características da sexualidade, apontadas desde a teoria psicanalítica, dizem respeito à sua origem paralela às funções somáticas vitais, à sua expressão auto-erótica e à sua subordinação a