Sexo e sexualidade na escola
O tema sexo e sexualidade na escola, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado. Hoje a escola possui cada vez mais uma responsabilidade de educar os alunos para uma sexualidade saudável. Sabemos também que em sua maioria, as escolas não estão cumprindo este papel com eficiência. Como motivo está o despreparo dos professores em abordar o tema, cheio de tabus, e a concorrência desleal dos meios de comunicação que acabam confundindo a cabeça do nosso jovem. Um dos principais motivos em que a responsabilidade passou a ser da escola é a falta de convivência familiar. Pai e mãe trabalham fora de casa e não participam efetivamente da vida escolar dos filhos. Outro fator relevante é a falta de formação e informação dos pais a respeito do assunto, polêmico e com muitos paradigmas, prefere na maioria dos casos não falar do assunto com os filhos.
O tema sexualidade infantil e educação foi escolhido com a finalidade de compreender a necessidade e a importância do tema para a criança. Essa pesquisa relata como ocorre o desenvolvimento da criança com relação aos sentimentos associados a tal desenvolvimento no processo de crescimento e nos aspectos cognitivos que se desencadeiam na formação da mesma. A escola e o professor são elementos integrantes na vida da criança, devem orientá-la na descoberta da sexualidade e acompanhá-la nessa fase.
A importância de desenvolver um trabalho voltado para a sexualidade infantil é a de proporcionar momentos de reflexão com as crianças para que os mesmos possam entender o ser humano e suas relações, a valorização da essência do ser, onde as diferenças nos tornam únicos e especiais. Diante disso compreendemos que o melhor caminho para falar sobre sexualidade é o diálogo, sem preconceitos, sem discriminação de gênero, de crença de raças, de diferenças, lembrando sempre que o mais importante é viver a sexualidade sem culpa, sem inibições, mas sim com respeito, com prazer, amor e