Pedagogia e sexualidade
Curso de Pedagogia a Distância na modalidade a distância
Disciplina: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE.
Pólo: São Miguel do Oeste – SC. aCADÊMICOs: ATIVIDADE 1 - QUANDO A SEXUALIDADE É TRATADA APENAS EM SEUS ASPECTOS BIOLÓGICOS
A sexualidade é um termo que surgiu no século XIX, ampliando o conceito de sexo, incorporando a reflexão e o discurso sobre seu sentido e intencionalidade. Sexo é basicamente a caracterização biológica, hereditária, que diferencia fisicamente o homem e a mulher. A constatação de que todos somos seres sexuados e que nos encontramos em permanente processo de educação sexual, independente de idade, etnia, sexo, cultura ou religião.
A sexualidade faz parte da vida de todas as pessoas, é universal e, ao mesmo tempo, singular para cada indivíduo, envolve, aspectos individuais, sociais, psíquicos e culturais que carregam historicidade, práticas, atitudes e simbolizações. A propagação cada vez mais constante na mídia do sexo e erotismo propicia a precocidade da iniciação sexual, bem como sua banalização. Essa problemática demanda uma abordagem sobre a sexualidade com crianças e adolescentes, para suscitar uma Educação Sexual mais efetiva, criando barreiras para diminuir os agravos existentes. Para isso, é necessário falar adequadamente sobre temas como sexualidade e sexo para a população, tendo-se em vista a necessidade da promoção da saúde sexual.
Ainda hoje, quando se fala sobre sexo e sexualidade, muitos remetem a valores e crenças revestidas de preconceitos, tabus, mitos e estereótipos. É preciso compreender que a sexualidade é parte integrante e indissociável da pessoa, não implicando necessariamente em seu aspecto reprodutivo, e que valores sexuais e estilos de vida podem ser vivenciados de modo diferenciado de uma pessoa para outra. Numa sociedade, a diversidade de valores e crenças é fato natural.
Atualmente, a sociedade dá maior visibilidade à sexualidade, mas o apelo sexual visa